As melhores aplicações para que o trabalho remoto seja eficaz e simples

Vivemos tempos difíceis. Não há dúvida sobre isso. O COVID-19 (Nova variação do grupo Coronavírus) trouxe “revoluções” na vida pessoal e profissional de todos nós, e com isso, uma mudança drástica na maneira como nos relacionamos e, sobretudo, trabalhamos (agora trabalho remoto)

Muitos de nós inclusivé fomos “obrigados” a trabalhar remotamente, através de trabalho em casa. Mas esse trabalho remoto pode ser desafiante por várias razões: Relaxamento por estar numa zona de conforto. Caso tenha filhos em casa, a constante distração. Sentimento de enclausurado(a) que desgasta.

Por isso é importante, para além de ter um espaço pessoal de trabalho em casa e estabelecer pausas, ter as aplicações certas, para definir o seu rumo e não perder o foco. Por isso, reuni as 4 melhores aplicações/softwares para ajudar no seu trabalho remoto:

1. Trello

O Trello é uma ferramenta excelente para coordenação de tarefas a realizar, já que é uma aplicação disponível para iPhone e Android, e possui um website bastante responsivo e fácil de usar, baseado em tickets e boards, que o utilizador modifica como desejar.

Assim consegue organizar as suas tarefas com datas limites, etiquetas e cores, da forma como desejar.

2. Microsoft Teams

Para conferências de vídeo, não há melhor. O Microsoft Teams é ótimo para fazer aquelas conferências em vídeo com a sua equipa, já que possui uma interface super “user-friendly”.

Uma das minhas funcionalidades favoritas do Microsoft Teams é a possibilidade de, durante a chamada, desfocar o fundo da nossa câmara, para a atenção estar focada apenas em nós, e não na desarrumação atrás de nós (acontece a todos 😂)

3. Slack

Se o Microsoft Teams é ótimo para falar em equipa? Sim é. Mas eu prefiro o Slack quando se trata de conversa por chat. Claro que se preferir, pode reunir tudo num só canal. Mas o Slack é mais intuitivo para conversas em grupo (por escrito) do que o Teams.

É ótimo já que é possível definir grupos por hashtags, cada um com diferentes assuntos (ou equipas)

4. Google Drive / One Drive

Não armazene os seus ficheiros apenas no seu computador. Ficará exposto a acidentes que possam acontecer, a perdas de trabalho, a quebras de luz, e assim perderá todo o seu trabalho.

Ter o seu trabalho alojado numa “cloud” é essencial para não só ter o seu trabalho sempre salvaguardado, mas também ter o seu trabalho disponível em qualquer lado (não que vá ser preciso. Não saia de casa!)

Estas são algumas das aplicações que irão facilitar o seu trabalho em casa e a manter o foco.

Não se esqueça: Planeie o seu dia cedo, com as tarefas, todas a executar ao longo do dia, e vá riscando todas até não faltar nenhuma. Tenha o seu espaço de trabalho, e certifique-se de que a sua família percebe a importância da sua concentração. Um bom trabalho!

Conte com estas e mais novidades em tempo real também, assinando a minha newsletter. Basta clicar aqui


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *