A Bundesliga vai ser pioneira no mercado do 5G nos estádios de futebol, e entre muitas novidades está a possibilidade de ver a velocidade de um remate de um jogador no smartphone, em tempo real

No início de julho, a Bundesliga informou que tinha fechado recentemente uma parceria com a empresa de telecomunicações Vodafone para lançar a tecnologia 5G nos estádios onde se disputa o campeonato. E nesta segunda-feira (23), o jogo entre Wolfsburg e Hoffenheim, que acabou empatado com um 1 a 1, marcou a estreia da novidade.

O contrato de dois anos contará com o lançamento de uma aplicação de realidade aumentada em tempo real, que promete dinamizar toda a experiência do adepto (Marketing Desportivo). De acordo com a Vodafone, a aplicação apresentará dados visualmente e fornecerá gráficos ao vivo, estatísticas e análises, que estavam disponíveis apenas posteriormente ao jogo, nas televisões. Entre as muitas novidades em tempo real está o facto de, por exemplo, o adepto poder olhar para um avançado que está a correr em direção à baliza e descobrir no próprio smartphone o quão rápido ele está a correr.

“O futebol vive de emoções. Dados e análises também estão a tornar-se cada vez mais importantes para os adeptos. Até hoje, eles estiveram sempre disponíveis em casa, na TV, depois do jogo. Agora, estamos a tentar com que esses mundos se juntem. A nossa parceria com a DFL é o pontapé de saída do 5G na Bundesliga. Com a nova tecnologia de comunicações móveis, estamos a trazer informações em tempo real para os adeptos que gostam de estatísticas e para aumentar a capacidade de rede para os adeptos de futebol nos estádios.”

explicou Hannes Ametsreiter, CEO da Vodafone.

“As tecnologias são tão boas quanto as possibilidades de aplicação que emergem delas. Como líder de inovação, a DFL está continuamente a apostar em novas tecnologias relacionadas o desporto e media, para oferecer possibilidades adicionais aos espectadores nos estádios e nas televisões. Estamos a fazer isso, conectando informações 5G e em tempo real. Uma forte infraestrutura 5G fornece as condições ideais para parceiros e clubes também”, afirmou Christian Seifert, CEO da DFL.

O primeiro teste do 5G e da aplicação, no Wolfsburg 1-1 Hoffenheim

No contrato assinado, o primeiro estádio da Bundesliga a ser equipado com a rede 5G da Vodafone será a Volkswagen Arena, do Wolfsburg. De acordo com a empresa de telecomunicações, haverá um aumento de 60% na capacidade de rede disponível na “casa” do Wolfsburg.

Conta com estas e mais novidades em tempo real também, assinando a minha newsletter. Basta clicar aqui


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *