O que é o Marketing Desportivo, para que serve, e como delinear uma boa estratégia de comunicação desportiva passo a passo
O principal objetivo do Marketing, e também do Marketing Desportivo, passa por valorizar um produto/serviço (neste caso a Instituição) através de ferramentas de promoção e de comunicação, e de acrescentar valor na vida do cliente, seja ele emocional ou físico.
No caso concreto do desporto, existem características únicas que precisam de ser percebidas e interpretadas, para que a resposta ao que o público alvo procura seja a melhor. Neste caso a resposta ao que os adeptos, fãs e sócios procuram. As marcas de futebol movimentam milhões, mas também despertam paixões. E é com isso que trabalhamos.
O adepto de futebol é um tipo de consumidor totalmente diferente do típico consumidor, com uma Persona totalmente diferente. É guiado pela paixão, e relaciona-se com a instituição (marca) de uma forma emotiva e, na maior parte das vezes, pouco racional. É a paixão e o sofrimento que conta, e no final do dia, irão sempre acompanhar o clube.
Fidelização
Isto não quer dizer que o adepto não saiba o que pretende e que seja voz passiva no clube. Bem pelo contrário. O adepto é um elemento ativo no clube, seja como associado, seja como profissional. E é necessária não só manter a paixão acesa, mas alimentá-la de forma sistemática. Uma relação assim cria aquilo que tantas marcas anseiam: a fidelização.
O Marketing Desportivo configura-se então como uma “fatia” importante naquele que é o “bolo” de uma estratégia de comunicação e de relações públicas de um clube. É através dele que as marcas comunicam com o consumidor. Pessoas que consomem os eventos desportivos. São estes consumidores que representam a marca, são eles que a defendem com unhas e dentes, mas para isso é preciso saber ouvi-los e dar-lhes importância. Os adeptos querem estar envolvidos com a vida do clube. Errado é pensar que basta pedir para que eles venham aos estádios durante 90 minutos, desaparecerem durante uma semana para voltar no próximo fim-de-semana. É necessário procurar incluí-los diariamente.
Mas afinal, o que é a persona?
Uma estratégia de marketing no futebol é sempre muito inconstante, porque depende de bons resultados que trazem os adeptos aos estádios. Mas, até aí, se existir uma estrutura profissional centrada no bem estar dos seus públicos e na promoção da sua marca desportiva, os resultados negativos poderão mais facilmente ser atenuados.
Primeiramente, é preciso identificar o público alvo do nosso clube. Se é composto por uma faixa etária entre os 20 e os 40 anos, se apenas a faixa etária dos 30 aos 40 anos acompanham o clube.
Depois de percebermos para que idades estamos a comunicar, é importante traçar e perceber o perfil de quem está do outro lado, a receber a nossa informação. A isso chamamos Persona
Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de marketing digital.
In Resultados Digitais
É importante compreender o perfil de quem nos ouve, não só para o desenvolvimento da estratégia, mas também para a produção de conteúdo que fidelizará o adepto.
Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
É comum haver uma mistura e confusão nos dois conceitos. Persona e público-alvo não são sinónimos.
Deixo um exemplo:
- Público-alvo: Homens e mulheres, de 20 a 50 anos, solteiros, licenciados e estudantes. Gostam de desporto, nomeadamente de futebol.
- Persona: João Sousa, 18 anos, é estudante e apaixonado por futebol. Joga na formação do Exemplo Futebol Clube e sonha um dia representar a equipa principal. O seu pai, Joaquim, de 45 anos é sócio do clube desde o seu nascimento, por influência do seu pai, Manuel Santos, que jogou no clube nos anos 50.
O público-alvo é uma forma abrangente de construir uma representação da sociedade para quem estamos a comunicar. Já a persona é a representação do seu cliente ideal, mais humano e mais personalizada.
Por que criar uma persona?
A criação de personas é um passo fundamental e inicial, numa estratégia de Marketing Desportivo. Criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos uma maior probabilidade de sucesso.
Sem uma persona definida, é possível que em alguns casos a sua estratégia se perca e acabe por falar sozinho.
Sendo assim, enumero alguns motivos que provam a importância da criação de personas para a sua estratégia:
- Determinar o tipo de conteúdo a criar
- Definir o tom e o estilo da escrita;
- Ajudar a desenhar a sua estratégias de marketing desportivo
- Definir os tópicos a publicar
- Entender a forma como o seu público quer ser informado e em que local
Este foi o primeiro artigo de um Tutorial que irei escrever ao longo dos próximos meses, sobre como construir uma estratégia de Marketing Desportivo para o seu clube. Fique atento, e subscreva aqui a minha newsletter para não perder nada