O Futebol Português vai mudar: A nova III Liga

Uma nova competição (III Liga), a redução do Campeonato de Portugal e os moldes das subidas e descidas. Muito vai mudar no Futebol Português

A bola ainda está longe de rolar (fora a Primeira Liga) na totalidade dos campeonatos portugueses, mas a Federação Portuguesa de Futebol já anunciou várias medidas que irão entrar em vigor nas próximas duas épocas desportivas (2020/21 e 2021/22).

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) noticiou esta quarta-feira o “Plano de reestruturação para o terceiro escalão”, mais concretamente o Campeonato de Portugal (CP), que irá ter alterações significativas no seu formato.

A primeira medida anunciada pela FPF é a criação de uma nova prova, designada para já de «III Liga», que servirá de acesso à LigaPro, em 2021/22.

A FPF acordou também, em conjunto com o Sindicato dos Jogadores, que os profissionais destas competições terão como valor de remuneração base o salário mínimo nacional, combatendo a precariedade que é constantemente notícia no antigo CP.

A III Liga vem recuperar um pouco do que eram os moldes da II e III Divisão
Nacional, que foram extintas em 2012/13.

Mas como vão ficar as competições?

Para já apenas sabemos como serão os próximos dois anos do Campeonato de Portugal (nova 4ª Divisão Nacional) e da III Liga (Nova 3ª Divisão Nacional).

Em 2020/21 será o último ano em que o Campeonato de Portugal irá manter o estatuto de 3ª Divisão Nacional, e por isso, explico os moldes:

Irão competir, numa primeira fase, 96 equipas, distribuídas por 8 séries (Da Série A à H). Esta fase irá ocorrer a duas voltas.

No fim dessas duas voltas, os 1ºs classificados de cada série ficará apurado para um acesso à 2ª Liga. As equipas que terminarem entre o 2º e o 5º lugar irão disputar o acesso à nova III Liga. As equipas entre o 9º e o 12º posto irão automaticamente descer à Distrital correspondente.

Então e do 6º ao 8º de cada série? Mantém-se no novo Campeonato de Portugal, em 2021/22 (Nova 4ª Divisão).

Retirado do site da FPF

O acesso à II e III Liga em 2020/21

Após a (vamos apelidar de) Fase Regular, é tempo dos 1ºs classificados de cada série disputarem o acesso à II Liga 2021/22. Serão então divididos os 8 clubes em 2 séries de 4 equipas. O primeiro de cada série sobe à II Liga.

Não é explícito na notícia que a FPF divulgou o que acontece com os restantes clubes que disputaram o acesso à II Liga, mas presumo que, caso falhem o acesso à II Liga, ascendam à nova III Liga, em 2021/22.

Já o acesso da III Liga será feito da seguinte forma: As equipas que terminarem entre o 2º e o 5º lugar da “Fase Regular” irão ser agrupadas nas mesmas 8 séries, mas apenas com 4 equipas cada. Ascendem à nova III Liga, em 2021/22, os 2 primeiros de cada série. Os restantes permanecem no novo Campeonato de Portugal, em 2021/22 (Nova 4ª Divisão).

A FPF acrescentou também que após se definirem todos os moldes em que decorrerão as competições nacionais não profissionais de futebol na época 2020/21 e 2021/22, “a FPF continuará agora a estudar os formatos e calendários das provas de futsal nas próximas temporadas.”

A FPF pretende reduzir o nº de equipas na nova III Liga e
no novo Campeonato de Portugal

Uma coisa é certa: Existirão mais clubes que competirão a nível nacional e, com isso, mais exposição mediática. Uma ótima oportunidade para potenciar o Marketing Desportivo. Quer saber como? Clique aqui

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Partilhe no Facebook
Share on twitter
Partilhe no Twitter
Share on linkedin
Partilhe no Linkedin
Share on email
Envie por Email