O Email Marketing é uma das estratégias em crescendo no Marketing Digital e estima-se que continue a crescer no próximo ano

Com a chegada das redes sociais, chegaram novas formas de chegar ao contacto com clientes e consumidores e com isso, uma aproximação maior por parte das empresas ao seu público alvo. Uma das partes mais importantes de uma estratégia de Marketing Digital bem sucedida passa por ter na mesma uma estratégia implementada de Email Marketing.

O que é o Email Marketing?

O email marketing é toda a comunicação entre uma empresa e o seu público alvo definido, através do contacto por email. Provavelmente já se deparou com este tipo de estratégia de Marketing Digital na sua caixa de correio digital, nomeadamente através de ofertas de viagens, promoções e newsletter. Todas estas são vertentes do Email Marketing, que não só criam engagement do cliente, mas também ajudam o cliente a perceber e saber as melhores promoções e a ficar ocorrente das mais recentes novidades.

No início da utilização (muito amadora e superficial) do email, a ferramenta era vista como uma versão digital de propaganda, na medida em que era visto como um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes para quem as recebia, sem personalização ou preocupação com o cliente, com o seu feedback ou curadoria de conteúdo. Por essa razão, durante muitos anos o email marketing era visto como uma comunicação invasiva e pouco utilizada. Mas evoluiu, e hoje os melhores profissionais de marketing utilizam o Email Marketing como uma das melhores ferramentas para o contacto direto com o cliente.

Para que serve e o quão importante é para a minha empresa?

O Email Marketing é uma importante na expansão e estruturação da comunicação do seu negócio, já que permite um contacto direto e personalizado com o seu público alvo, com as suas necessidades e os seus gostos/interesses. Estas são algumas das razões para implementar uma estratégia de Email Marketing:

Venda de produtos

Não vamos aqui enganar ninguém, não é? O seu principal e objetivo final é vender o seu produto ou serviço, ou ganhar apenas conversão de cliente. Não deve, contudo, ser a sua principal preocupação, pois os seus clientes entenderão essa intenção e irão eventualmente deixar de visualizar a sua newsletter e reencaminhá-la para o lixo. Portanto, a estratégia de email marketing tem de ser sólida e com conteúdo relevante para o cliente, gerando uma conversão incrível em vendas. Se trabalhar bem os leads, com conteúdos relevantes, isso irá criar um engagement mais alto com o seu público-alvo. Aumente os conhecimentos do seu cliente de uma forma totalmente desprovida de segundas intenções e verá que isso irá gerar retorno.

Automação de comunicações

Com a evolução da internet e dos softwares de e-mail marketing, um dos processos que mais simplificou esta forma de comunicação, foi a introdução da automação de marketing. Hoje em dia, através de um software de envio de e-mails, é possível programar os seus e-mails para serem enviados automaticamente mediante determinadas circunstâncias a serem cumpridas.

Ferramentas como o MailChimp, uma das ferramentas de automatização de emails mais usada no mundo todo, oferecem diversas opções de automação, integrações diferenciadas e até mesmo a criação de anúncios para o Facebook, Instagram e Google sem sair da plataforma, o que significa que boa parte do seu trabalho pode ficar em piloto automático, enquanto se concentra noutras tarefas.

Engagement com seu público

Se trabalha bastante com newsletters no seu site ou blog, sempre que alguém deixa o seu e-mail para receber a sua newsletter, essa pessoa dá consentimento para a contar sempre que tiver alguma novidade. Isto permite criar um engagement incrível com o cliente e, ao mesmo tempo, criar uma autoridade incrível junto dessas pessoas. Os e-mails são uma das armas mais poderosas que tem ao seu dispor para comunicar com o seu público-alvo.

Educar o seu público

O email é o melhor canal para educar o seu público, pois permite que envie mensagens personalizadas para as pessoas certas, no momento certo. Portanto, se utiliza uma ferramenta de automação de marketing, poderá utilizar o email marketing para educar os seus clientes.

Que regras devo seguir na minha estratégia?

Segmentação do Público Alvo

O primeiro passo que deve ter em conta é segmentar a sua base de contactos, seguindo a segmentação do público alvo. Por exemplo, no AC Marinhense, onde faço a comunicação e marketing, o público alvo é dirigido dos 16 aos 50 anos, logo a estratégia de marketing digital e consequentemente do Email Marketing tem de ser adaptada. O conteúdo do email, a linguagem, e tudo constituinte do email é direcionado para esse público, e não generalizado.

Crie conteúdo interessante e relevante

O contéudo deve ser o principal a ter em conta, e o “núcleo duro” da sua estratégia de email marketing. O destinatário, ao ler o email e se achar que o contéudo não é interessante o suficiente, não vai ficar interessado, e com isso, não vai gerar cliques, vendas ou fidelizações. Sendo assim, procure ser claro e objetivo, demonstrando o benefício que o leitor terá ao abrir o seu email.

Mantenha a regularidade

E-mails demais ou e-mails a menos, aqui está uma das grandes dúvidas quando se procede ao envio de e-mail marketing. O ideal é não sobrecarregar o seu público-alvo com muitas mensagens, senão corre o risco de ir parar ao lixo ou até mesmo de ficar sem mais um subscritor. O equilíbrio é fundamental ao manter a regularidade do contacto, portanto, prefira iniciar com menos e-mails e mais qualidade. O seu público-alvo agradece.


14 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *