A nova prova da FPF arranca já na próxima temporada
O formato da nova Liga 3 conheceu-se esta quinta-feira, através de comunicado oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que arranca na próxima temporada.
De acordo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a prova irá contar com 24 clubes (22 provenientes do Play-Off de acesso do Campeonato de Portugal 2020/21, mais duas equipas que descem da II Liga), divididos em duas séries numa primeira fase – Série Norte e Sul.
Cumprida esta primeira fase, irá disputar-se a Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3, onde constarão os primeiros quatro classificados de cada série da 1.ª Fase. Ao mesmo tempo será disputada a Fase de Manutenção, onde integram as restantes 16 equipas (do 5.º ao 12.º classificados das duas séries da 1.ª Fase).
Os vencedores de cada série da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3 sobem à II Liga e irão defrontar-se para determinar o campeão da Liga 3. Já os segundos classificados de cada série vão defrontar-se num playoff. O vencedor irá defrontar o antepenúltimo classificado da II Liga 2021/22, para determinar que clube disputará a II Liga na próxima temporada.
O esquema da Liga 3 em imagem
Já na Fase de Manutenção, as equipas serão divididas em quatro séries e terão uma bonificação de pontos. Os 5.ºs classificados da 1.ª Fase transitam com 8 pontos, os 6.ºs iniciam com 7, os 7.ºs com 6 e assim sucessivamente até ao 12.º, que irá arrancar com 1 ponto.
Os últimos classificados de cada uma das séries descem de divisão para o Campeonato de Portugal. Do Campeonato de Portugal (nova 4ª Divisão) irão subir quatro emblemas para a Liga 3.
Precisas de saber mais sobre as modificações das competições em Portugal? Podes saber mais as modificações das competições em Portugal aqui.
Para estares sempre a par das novidades de Marketing Desportivo, clica aqui