O motor de busca mais utilizado do mundo alterou o seu algoritmo para exibir textos jornalísticos e informação de qualidade com mais visibilidade

A empresa da Google modificou o seu algoritmo, anunciou a mesma esta semana, com a meta de impulsionar cada vez mais os textos jornalísticos e destacar coberturas diferenciadas. Assim sendo, o algoritmo da Google passará a destacar cada vez mais reportagens jornalísticas nas pesquisas que fazemos. A novidade estará apenas disponível em inglês, numa primeira fase, mas deverá estender-se em breve para outras línguas.

A notícia foi anunciada por Richard Gingras, vice-presidente de notícias do Googleno blog oficial da Google, com o seguinte texto:

A Busca do Google foi criada para oferecer a todas as pessoas acesso às informações da internet. Diante de um universo de dezenas de milhares de páginas da web, centenas de horas de vídeo, milhares de tweets e notícias publicados diariamente a cada minuto, temos a tarefa de navegar por todo esse conteúdo e encontrar os resultados mais úteis para o usuário. No caso específico de notícias, nosso objetivo é sempre mostrar diversas reportagens, artigos e fontes, oferecendo o máximo possível de informações e contexto. 

Richard Gingras, vice-presidente de notícias do Google

No que diz respeito às classificações de SEO, a intenção do Google é facilitar aos classificadores o reconhecimento daquilo que pode ser considerado informação original e de qualidade, indo além dos artigos e reportagens em si mas levando também em consideração a fonte e autor do conteúdo, num claro combate às tão faladas “Fake News”

A Google alterou a forma de classificar as notícias que aparecem no resultado da Busca, e publicaram mudanças nas suas diretrizes de classificações, como forma de ajudar a reconhecer melhor as reportagens originais, dar mais destaque às mesmas e assegurar que apareçam por mais tempo em primeiro lugar nas pesquisas. Com isso, os leitores interessados nas últimas notícias podem encontrar também a matéria que deu origem à cobertura subsequente. As empresas de jornalismo, por outro lado, beneficiam de uma exposição mais ampla e prolongada de seu conteúdo original.

Categorias: Non classé

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *